A época mais fria do ano já começou e com ela aquela vontade de comer alimentos quentes e mais calóricos. A Nutricionista Funcional Lianara Panizzon esclarece que isso acontece porque no inverno o gasto energético é maior e o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal. Por isso nesta época precisamos de escolhas alimentares que forneçam as calorias necessárias para manter-nos aquecidos, porém ao mesmo tempo contribuam com nossa saúde.
Então, ao invés de comermos um founde, chocolates, feijoadas ou tomar uma xícara de chocolate quente, a Nutricionista Lianara separou uma lista de ingredientes que irão ajudar-nos nesta tarefa de substituição. Confira abaixo as orientações:
Bebidas quentes: nada melhor do que se aquecer com uma bebida quentinha e nutritiva. A melhor opção é apostar nos chás que além de ajudar na hidratação, contam com antioxidantes, que protegem o corpo de doenças.
Sopas e caldos: essas opções são excelentes escolhas para o inverno. Acrescentar verduras e legumes para garantir obtenção de nutrientes e fibras e carnes como fontes de proteína é uma excelente pedida para o jantar.
Frutas da época: aproveite a mexerica, o morango, a laranja, a poncã e a carambola. Essas frutas são mais comuns no inverno, portanto são mais baratas e estão mais bonitas, além de conterem os nutrientes específicos obtidos apenas na estação. Essas frutas são ricas em vitaminas e minerais, garantindo a imunidade. Uma dica é comer essas frutas como sobremesa após o almoço.
Frutas quentinhas: a noite uma boa ideia é ingerir frutas com um pouco de canela e aquecidas no forno ou microondas, maçãs, peras e bananas são as mais comuns, são saudáveis e mantém-nos aquecidos, além de suprir aquela vontade de comer um “docinho” substituindo o chocolate.
Verduras e Legumes: não podemos esquecer de manter o consumo de verduras e legumes no frio. Variar a maneira de prepará-los é a melhor opção para mantê-los na dieta. Fazer refogado com carne vermelha ou branca, garante uma excelente fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas. Se utilizar como fonte de gordura o óleo de coco, o prato torna-se ainda mais saudável!
Ovos: esse alimento nos fornece um boa quantidade de proteína (clara do ovo) e colina (gema do ovo), que auxiliam nas funções cognitivas (cerebrais).
Oleaginosas: devemos garantir a oferta deste alimento devido sua alta disponibilidade de selênio, auxiliando a melhorar a capacidade do cérebro e até diminuir os efeitos da depressão. Esses alimentos são amêndoas, nozes e avelãs.
Essas são dicas de alguns alimentos saudáveis e nutritivos que são a cara do inverno e perfeitos para proteger o corpo, ganhar energia e curtir as baixas temperaturas da estação!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!