Fitoterapicos

A fitoterapia pode ser definida como ciência que previne e trata os problemas de saúde utilizando plantas. Um grande desafio é controlar a qualidade, observar a pureza e a concentração destes princípios ativos é fundamental para manipular um medicamento que seja efetivo. Atenta a todos estes cuidados, a farmácia Ativa oferece diversas formulações que auxiliam em várias enfermidades, veja abaixo algumas delas:

  • Formula anti-inflamatória
  • Formula para circulação
  • Formula anticelulite
  • Formula auxiliar do emagrecimento
  • Formula protetora hepática
  • Formula fotoprotetora
  • Formula auxiliar do intestino
  • Formula rejuvenescedora
  • Formula indutora do sono
  • Formula auxiliar para ansiedade
  • Formula protetora das vias urinárias

Mas Atenção!
Pensar que o que é natural não faz mal é errado!
Procure sempre a orientação de um profissional da área de saúde e evite a automedicação.
Nossas farmacêuticas estão sempre à disposição!

Você já esta preparada para receber o verão?

banner-projeto-verao-2014Por Adriana Bess – Farmacêutica – CRF/PR 12.307

O verão está chegando e é nessa época que a maioria das pessoas se dão conta que o ano já está chegando ao fim, é época de muito sol, piscina, praia e passeios ao ar livre, então as preocupações com a beleza começam a surgir. Sabendo disso a Farmácia Ativa investiu em produtos que possam auxiliar em cuidados estéticos que vão além dos limites da pele e do uso tópico, estamos disponibilizando para nossos clientes uma linha de produtos que possuem nutrientes que podem garantir melhores resultados para a beleza e saúde ao serem consumidos, são os “nutricosméticos”, produtos na forma de cápsulas, chocolates, shakes, gomas e chás solúveis que complementam os nutrientes do organismo de forma saudável, esses produtos contribuem para tornar a aparência física mais jovem, fortalecer unhas e prevenir queda de cabelo, aumentar a elasticidade e hidratação da pele, proteger dos efeitos nocivos do sol, manter a aparência mais bonita, além de interferir no humor e disposição. São fórmulas especialmente desenvolvidas pensando em levar além de saúde, beleza e consequente bem estar aos nossos clientes, a Farmácia Ativa tem como compromisso assumir o seu papel como estabelecimento de saúde levando ao seus clientes qualidade de vida. Confira no site os nossos produtos relacionados.

 

Confira nossa linha de produtos verão clicando aqui!

 

Tudo que sua pele precisa!

 

 

A água termal parece ser um ítem utilizado apenas para se refrescar num dia quente de verão, porém o uso da água termal traz benefícios para a pele que você nem imagina!

 

O que é?79345ncen

Associação única de sais minerais e oligoelementos que trazem diversos benefícios para a pele.

  • Acalma e suaviza a pele;
  • Previne o envelhecimento precoce, por seu alto poder antioxidante;
  • Hidrata a pele, hidratante ideal para pele oleosa;
  • Alívio do “ardido” pós sol;
  • Pós procedimentos dermatológicos, como peeling ou até mesmo uma limpeza de pele;
  • Anti irritante pós depilação e pós barba;
  • Assaduras;
  • Fixador de maquiagem.

 

Como usar?

  • Borrifar diretamente sobre a pele e deixar ser absorvida por cerca de 2 a 3 minutos, se necessário secar suavemente com papel ou toalha limpa;
  • Aplicar sobre um disco de algodão e colocar sob os olhos por 5-10 minutos. (Ótimo para hidratar e diminuir o inchaço da região dos olhos).
  • Aplicar em uma toalha facial e deixar agir na face por 5-10 minutos.

 

Cuidados e dicas

  • Não é necessário agitar o frasco;
  • Sempre borrifar com o frasco na posição vertical;
  • Não deixar exposto diretamente no sol ou calor.

 

É indicado para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis.

ADULTOS/ CRIANÇAS/ BEBÊS.

 

Não fique sem essa maravilha em sua necessaire!!!

 

Clique aqui e adquira já a sua Eau Thermale da Vichy

 

Anne Marie D. Branco

Farmacêutica

Crf-PR 26956

 

 

Fotoprotetor oral: Nova arma contra o envelhecimento provocado pelo Sol

Terapia combinada: Nova arma contra o envelhecimento provocado pelo Sol

Proteger-se contra o sol é a escolha certa para evitar o envelhecimento precoce e prevenir o câncer de pele.

Conforme  a Nutricionista Lianara C. Panizzon, quando a nossa pele é exposta ao sol, o organismo entende que está sendo agredido e reage imediatamente produzindo a melanina, isso é uma tentativa de defende-se, porém esse processo favorece o aparecimento dos tão conhecidos e temidos radicais livres, esses por sua vez causam o estresse oxidativo que tem por consequência a perda de colágeno e o fotoenvelhecimento, ou seja, os raios UV aceleram o processo natural de envelhecimento.

Acelerar o processo de envelhecimento é tudo que não queremos, porém nesta luta contra o envelhecimento e na busca da prevenção de possíveis consequências indesejáveis da exposição solar, como câncer de pele, entre outros, devemos lutar com todas as armas que temos, então além da tradicional fotoproteção tópica podemos incluir a fotoproteção oral.

Como vimos anteriormente o fotoenvelhecimento é um processo que acontece de dentro para fora, o ideal seria tratá-lo também de dentro para fora, para isso utilizamos a ingestão de cápsulas que contenham substâncias que reduzem os efeitos nocivos da radiação solar. O principal objetivo das cápsulas é atuar como antioxidante, neutralizar a ação dos radicais livres e impedir que aconteça o estresse oxidativo. A fotoproteção oral é um complemento à fotoproteção tópica, pois reforça o sistema de defesa do organismo contra a radiação UV.

Buscando uma fotoproteção completa devemos usar todas as opções disponíveis, uso de fotoprotetor tópico e o uso de fotoprotetor oral, potencializa os resultados na busca de uma pele bonita, saudável e jovem.

Proteja-se.

 

Nutricionista Lianara Cristine Panizzon

CRN8-3493

3256

 

INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA E A MICROCEFALIA

Por Anne Marie Dias Branco

O QUE É MICROCEFALIA?

 

A malformação congênita, dentre elas a microcefalia, têm etiologia complexa e multifatorial, envolvendo fatores genéticos e ambientais. A identificação da microcefalia se dá principalmente pela medição do Perímetro Cefálico (PC), procedimento comum no acompanhamento clínico do recém-nascido, visando à identificação de doenças neurológicas. A medida do PC é importante nos primeiros dois anos de vida, refletindo, até certo ponto, o crescimento cerebral.

microcefalia

 

MICROCEFALIA X VÍRUS ZIKA

A microcefalia relacionada ao vírus Zika é uma doença nova que está sendo descrita pela primeira vez na história e com base no surto que está ocorrendo no Brasil. No entanto, caracteriza-se pela ocorrência de microcefalia com ou sem outras alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) em crianças cuja mãe tenha histórico de infecção pelo vírus Zika na gestação.

Apesar de o período embrionário ser considerado o de maior risco para múltiplas complicações decorrentes de processo infeccioso, sabe-se que o sistema nervoso central permanece suscetível a complicações durante toda a gestação. Assim, o perfil de gravidade das complicações da infecção pelo vírus Zika na gestação dependerá de um conjunto de fatores, tais como: estágio de desenvolvimento do concepto, relação dose-resposta, genótipo materno-fetal e mecanismo patogênico específico de cada agente etiológico.

 

INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda . O Ministério da Saúde começou a receber notificações e monitorar casos de doença exantemática sem causa definida na Região Nordeste a partir do final do mês de fevereiro de 2015, com relato de casos nos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba, todos os casos apresentando evolução benigna com regressão espontânea, mesmo sem intervenção clínica.

É impossível conhecer o número real de infecções pelo vírus Zika, pois é uma doença em que cerca de 80% dos casos infectados não irão manifestar sinais ou sintomas da doença e grande parte dos doentes não irá procurar serviços de saúde, dificultando ainda mais o conhecimento da magnitude dessa doença.

 

COMO É TRANSMITIDO O VÍRUS ZIKA

 

O modo mais importante de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e chikungunya e o principal vetor urbano das três doenças. O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão do vírus Zika e, devido a ampla distribuição, o combate ao vetor se configura a principal arma com a disseminação dessas doenças. Em relação às demais vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância devido ao risco de dano ao embrião.

 

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA?

 

A infecção pelo vírus Zika, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos e que, via de regra, não vinha sendo associada a complicações e que leva a uma baixa taxa de hospitalização. De modo geral, estima-se que apenas 20%, cerca 2 em cada 10, das pessoas infectadas com o vírus Zika ficarão doentes, sendo a infecção assintomática mais frequente Desde que começou a circular no Brasil os especialistas observaram que o padrão da doença é caracterizado por febre baixa (menor do que 38,5 o C) ou sem febre, durando cerca de 1 a 2 dias, acompanhada de exantemas no primeiro ou segundo dia, dor muscular leve, dor nas articulações de intensidade leve a moderada, frequente observação de edema nas articulações de intensidade leve, prurido e conjuntivite não purulenta em grande parte dos casos.

 

QUAL O TRATAMENTO DA DOENÇA?

 

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.

Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivírus. Os casos suspeitos devem ser tratados como dengue, devido à sua maior frequência e gravidade conhecida.

 

COMO SE PREVINIR?

 

* Proteger-se das picadas de insetos durante a gestação;

* Evite horários e lugares com presença de mosquitos;

* Sempre que possível utilize roupas que protejam partes expostas do corpo;

* Consulte o médico sobre o uso de repelentes e verifique atentamente no rótulo as orientações quanto à concentração e frequência de uso recomendada para gestantes;

*Permanecer, principalmente no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis;

*Se houver qualquer alteração no seu estado de saúde, principalmente no período até o 4º mês de gestação, ou na persistência de doença pré-existente nessa fase, comunique o fato aos profissionais de saúde (médicos obstetras, médico ultrassonografista e demais componentes da equipe de saúde) para que tomem as devidas providências para acompanhamento da gestação;

*Para minimizar o contato vetor-paciente, recomenda-se a pessoa infectada repousar sob mosquiteiros impregnados ou não com inseticida;

*O paciente e os demais membros da família devem usar mangas compridas para cobrir as extremidades;

*Usar telas protetoras nas portas e janelas.

 

15-info-zika

150615-zika-vc3adrus

 

 

REFERÊNCIA: Ministério da Saúde

Dicas de Proteção

imagem sol
Será que você tem protegido a sua pele corretamente contra os raios solares? 
A verdade é que as pessoas cometem muitos erros quando o assunto é se proteger do sol. O excesso de sol pode provocar doenças de pele e envelhecimento precoce. Por isso, saber a maneira correta de se proteger com algumas informações básicas é fundamental. Veja se você consegue responder algumas perguntas sobre a proteção solar:
 
Você saberia dizer o que são raios UVA e UVB?
Estas duas siglas dizem respeito às radiações ultravioleta emitidas pelo sol. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10h e 16h. Já os raios UVA estão presentes em todos os momentos do dia, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou no verão. Ele penetra profundamente na pele sendo o principal responsável pelo envelhecimento precoce. Ou seja:
UVA:  responsável por causar manchas, envelhecimento e câncer de pele.
UVB: responsável por causar queimaduras, inflamações, vermelhidão e câncer de pele.
 
E o que é FPS? 
FPS = Fator de Proteção Solar (contra os raios UVB). Isso quer dizer que se o FPS for 30, significa que a pele está 30 vezes mais protegida com filtro solar do que sem ele. Por exemplo, se ela fica vermelha após 10 minutos no sol sem protetor, com o protetor ela ficaria vermelha somente após 5 horas (300 minutos, ou seja 30x mais tempo) de exposição.
 
Qual é o melhor fator de proteção para a sua pele?
Para as peles mais clarinhas e nos dias muito ensolarados é necessário escolher um protetor com FPS 60, aplicado todos os dias, para que não sofra queimaduras e vermelhidão. Para as peles morenas nos dias com muita exposição ao sol, você deve usar FPS no mínimo 30. Quem tem a pele negra deve manter o uso de um protetor solar entre FPS 30 e 20  em todos os dias de exposição. Apesar de o risco de desenvolver doenças causadas pelo sol ser menor, esse tipo de pele também precisa de proteção!
 
Qual a quantidade certa de protetor solar que devemos usa diariamente?
Tem muita gente que tem dúvida na hora de aplicar o protetor. A regra da colher de chá é o melhor jeito para entender: são necessárias 9 colheres de chá de filtro para cobrir o corpo de um adulto de peso médio, da cabeça aos pés.
Rosto, cabeça e pescoço: 1 colher de chá
Frente e costas do colo: 2 colheres de chá
Braço e antebraço: 1 colher de chá (para cada lado)
Perna, coxa e pés: 2 colheres de chá (para cada lado)
 
Por que é importante usar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados?
Estudos indicam que até 80% dos raios UV do sol podem passar através das nuvens e uma parte ultrapassa inclusive vidros. Então mesmo em dias nublados e chuvosos, a radiação solar atinge a nossa pele e pode provocar seus já conhecidos danos na pele, como manchas, envelhecimento e aumento dos riscos de câncer de pele.  Por isso, é de extrema importância o uso do protetor solar todos os dias.
Fonte: Portal Dermoconsultora

Capital Soleil Clarify

1441317986MECH_150826_DCA_Artig_Clarify

 

Capital Soleil Clarify:A linha de protetores solares de Vichy lança produto com capacidade de clarear manchas.

 

A linha de Capital Soleil Toque Seco foi desenvolvida especialmente para a pele oleosa da brasileira, possui ativos que controlam a oleosidade, alta proteção e praticidade, além de ter uma fragrância característica que, por não ter cheiro de praia, se torna uma etapa agradável no ritual de beleza.

 

Conhecida por atender às necessidades das consumidoras, esta linha agora volta sua atenção para um dos maiores fatores de incômodo na pele das brasileiras: as manchas. Frequentemente este público busca tratamentos dermatológicos para tratá-las, as cobrem com maquiagem e fazem uso de filtro solar para um resultado efetivo.

 

Pensando em resolver esses problemas, Vichy lança Capital Soleil Clarify 60 com cor, que oferece proteção, uniformização da pele com uma base de alta cobertura e clareamento de manchas em apenas um único produto. Ele associa a alta proteção solar dos filtros Vichy já aprovados pela dermatologia, com o toque seco característico da franquia, alta cobertura que se adapta a diversos tons de pele, com um ativo anti-manchas, PhE Resorcionol na concentração de 0,3%, que clareia as áreas escurecidas da pele.

 

Os estudos realizados com 63 mulheres de pele oleosa de foto tipo 1 (branca) ao foto tipo 5 (morena escura – negra não estava incluída no estudo) tiveram resultados impressionantes, comprovando a alta eficácia do produto. Após oito semanas de uso, aplicando duas vezes ao dia, as participantes declararam que:

 

  • 92% identificaram manchas atenuadas
  • 94% identificaram manchas reduzidas
  • 87% perceberam redução na quantidade de manchas
  • 89% o produto se adaptou ao meu tom de pele
  • 100% de aprovação ao toque seco

 

 

Fonte: Portal dermo consultora.

Ativa Farma